Ranking dos melhores planos de saúde segundo índice da ANS

ans
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde, tem a missão de fiscalizar as operadoras de plano de saúde e estabelecer padrões de qualidade para os serviços oferecidos. Nesse contexto, foi criado o IDSS, Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, um indicador formado por quatro sub-indicadores que buscam avaliar o desempenho e qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras.

O IDSS, que varia de 0 a 1, é composto por:

  • Índice de Desempenho da Atenção à Saúde (50%)
  • Índice de Desempenho Econômico-Financeiro (30%)
  • Índice de Desempenho de Estrutura de Operação (10%)
  • Índice de Desempenho de Satisfação dos Beneficiários (10%)

Com esses indicadores, é possível chegar a uma lista com os “melhores” planos de saúde segundo os critérios estabelecidos pela ANS. Confira abaixo!

1 – Bradesco Saúde

A Bradesco Saúde, pertencente ao grupo Bradesco, oferece somente planos empresariais e presta atendimento médico-hospitalar, ficando com um IDSS entre 0,80 e 1,00 em 2009, obtendo a maior nota da avaliação. Não à toa a Bradesco Saúde conta com mais de 2,5 milhões de beneficiários.

2 – Amil Assistência Médica Internacional

A Amil atende quase 1,5 milhão de beneficiários, sendo a empresa de planos de saúde com a quarta maior base de beneficiários do país. Assim como a Bradesco, a Amil também obteve um IDSS de 0,80 a 1,00, a maior nota oferecida pela ANS.

3 – Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico

Outra empresa a obter o IDSS máximo (de 0,80 a 1,00), a Unimed Belo Horizonte beneficia mais de 500.000 clientes e oferece, além de planos ambulatoriais e hospitalares, planos odontológicos. A despeito de fazer parte da Unimed, a Unimed Belo Horizonte só oferece seus serviços dentro da sua área de abrangência.

4 – Intermédica Sistema de Saúde

A Intermédica possui foco em planos de saúde empresariais (somente na cidade de São Paulo a empresa oferece planos para pessoas físicas), obtendo um IDSS entre 0,60 a 0,79 em 2009. Segundo a ANS, a empresa beneficia mais de 2 milhões de clientes, oferecendo planos de natureza ambulatorial e hospitalar.

5 – Medial Saúde

Com um IDSS de 0,60 a 0,79 em 2009, a Medial é outra empresa que, além dos planos ambulatoriais e hospitalares, também oferece serviços odontológicos. Os serviços para pessoas físicas são oferecidos apenas em São Paulo, Pernambuco ou no Rio de Janeiro, ao passo que os serviços corporativos são oferecidos na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro ou São Paulo.

6 – SulAmérica Seguro Saúde

Quinta operadora mais popular do país, com uma base de mais de 1 milhão de clientes, a SulAmérica comercializa planos corporativos em todo o país, sendo avaliada pela ANS com um IDSS de 0,60 a 0,79.

7 – Central Nacional Unimed – Cooperativa Central

A cooperativa central da Unimed se destina exclusivamente a planos empresariais, atendendo uma base de mais de 800.000 clientes. A central nacional da Unimed emplacou um IDSS de 0,60 a 0,79 na última avaliação da ANS.

8 – Amico Saúde

Com atendimento no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba e Brasília, a operadora atende uma base de mais de 750.000 associados, obtendo um IDSS de 0,60 a 0,79 na última avaliação realizada pela ANS.

9 – Unimed RJ – Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro

A cooperativa fluminense da Unimed possui uma carteira de quase 700.000 beneficiários, obtendo um IDSS de 0,60 a 0,79 na última avaliação. Cerca de 80% de seus planos são de natureza corporativa.

10 – Golden Cross

Oferecendo seus serviços em todo o país, a Golden Cross conta com mais de 600.000 clientes e obteve um IDSS de 0,60 a 0,79 pela ANS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *