Dicas para escolher o plano de saúde ideal

Nos dias atuais, um plano de saúde é um investimento a ser considerado com muito carinho, pois oferece segurança e proteção nas horas em que o nosso maior bem está ameaçado: nossa saúde. No entanto, como geralmente um bom plano de saúde é um investimento elevado, surgem dúvidas sobre como escolher o plano de saúde ideal. O Planodesaudenota10.com.br vai te ajudar nessa missão!

plano_saude1

O melhor plano de saúde é aquele que nós não precisamos usar, pois indica que estamos com a saúde em bom estado, mas é importante que ele realmente esteja à disposição do cliente quando ele de fato precisar. Por isso, existem alguns critérios que podem ser observados na hora de escolher o seu plano de saúde para não ficar na mão depois. Veremos cada um deles.

Pontuação da empresa junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)

A ANS possui critérios específicos para avaliar a qualidade de planos de saúde e estabelece pontuações para tal. Assim, se determinada empresa possui bons pontos junto à Agência, é porque provavelmente oferece um bom serviço para os seus clientes. Esses pontos representam o IDSS (Índice de Desenvolvimento de Saúde Suplementar).
O IDSS classifica as empresas de plano de saúde sob quatro critérios: estrutura de assistência da operadora, satisfação dos clientes, situação econômico-financeira da operadora e a atenção à saúde (investimento na saúde preventiva de seus clientes).

Rede de atendimento

A amplitude da rede de atendimento do plano de saúde é um critério muito importante na hora de escolher qual empresa você irá contratar. Em relação a esse ponto, você desejará saber se existem pontos de atendimento próximos de sua casa ou trabalho; se o plano possui uma rede própria para realizar consultas e exames; se o plano cobre consultas e exames em outras localidades, o que é especialmente importante se você costuma viajar muito a trabalho. Isso evita que você seja pego desprevenido em situações médicas de emergência.

Planos de saúde coletivos

Uma boa opção na hora de contratar um plano de saúde é saber se a empresa onde você trabalha oferece um plano de saúde coletivo para seus funcionários e dependentes. Isso porque os planos coletivos costumam ser mais baratos do que os individuais.

Os planos de saúde individuais possuem atendimento mais especializado, ao passo que os planos coletivos são oferecidos de acordo com as especificações demandadas pela empresa. Ademais, como alcançam um grande número de pessoas (no caso, os funcionários), isso permite que a empresa prestadora do serviço cobre um preço mais barato da empresa contratante, o que explica os preços mais econômicos.

Agilidade no atendimento

Muitas vezes os clientes de plano de saúde precisam de agilidade e eficácia, sobretudo em situações de emergência. A agilidade no atendimento é especialmente importante diante da questão da necessidade de autorização para realização de exames ou intervenções como exames de imagem, partos e cirurgias num geral, que além de exigirem autorização podem levar alguns dias, e até semanas, para serem liberadas. Por isso é importante checar junto à empresa se a autorização é realizada rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *