As diferenças entre os planos de saúde familiar, individual e empresarial

Na hora de escolher um plano de saúde, é importante saber os diferentes tipos de serviços oferecidos pelas operadoras de plano de saúde. Os principais planos são o familiar, o individual e o empresarial, mas você sabe a diferença entre cada um deles? O Planodesaudenota10.com.br te explica.

pds

O plano de saúde familiar

Os planos de saúde familiar se diferem dos planos de saúde coletivos pois exigem que os contratantes possuam um vínculo entre si – que sejam parentes, cônjuges ou companheiros (união estável).

Nessa modalidade de plano há o titular, que responde pelas obrigações do contrato, e seus dependentes – que, como o nome sugere, são integrantes do seu grupo familiar. Nesse sentido, é importante ressaltar que algumas operadoras de plano de saúde oferecem empecilhos quanto ao número de dependentes e momento da inserção no plano (algumas empresas não permitem que sejam incluídos posteriormente).

O plano de saúde familiar é uma ótima forma de oferecer um atendimento médico personalizado para os integrantes do seu grupo familiar, pois certamente é muito mais econômico do que um plano de saúde individual para cada integrante de sua família.

O plano de saúde empresarial

Os planos de saúde empresarial são planos coletivos oferecidos por empresas e corporações aos seus funcionários e colaboradores. Enquanto esses planos possuem um foco maior nos acidentes de trabalho, também costumam oferecer cobertura para questões médicas individuais de seus segurados e podem ser pagos integral ou parcialmente pela empresa.

Ao contrário dos planos individuais, os planos de saúde empresarial permitem que dependentes do funcionário beneficiário sejam incluídos no plano. A grande questão é que os planos empresariais possuem um atendimento mais básico, já que a empresa precisa fornecer o serviço para todos os seus funcionários. Esses planos tendem a conter restrições no atendimento por regiões e nas acomodações oferecidas aos beneficiários.

O plano de saúde individual

Os planos de saúde individual são boas opções para quem não possui dependentes e nem a opção de integrar um plano empresarial, oferecendo serviços como tratamentos, exames, consultas, internações ou procedimentos odontológicos.
Os serviços oferecidos, bem como as acomodações, dependerão do tipo de plano escolhido. Se a sua opção é por um plano mais econômico, algumas operadoras de plano de saúde oferecem um serviço mais “completo”, com hospitais pertencente à própria empresa e acomodações ao estilo enfermaria, com mais de um cliente por quarto.

Por outro lado, se ao invés de economia você procura um plano de saúde individual que ofereça conforto e comodidade, existem opções mais amplas de serviço, com acomodações em quartos individuais e cobertura internacional (importante para quem viaja muito, seja individualmente ou a trabalho).

É fundamental ressaltar que o plano de saúde individual não aceita inclusão de dependentes – é por isso que se chama individual. Outro ponto importante a ser ressaltado é que caso o beneficiário pretenda efetuar qualquer alteração no plano – seja na categoria (trocando para familiar, por exemplo) ou na classe – é necessário aguardar o aniversário da assinatura do contrato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *